Cárie na primeira infância
A Cárie da Primeira Infância acontece quando não há higienização adequada nos dentes, e o uso desenfreado de açúcar.
Os líquidos açucarados (mamadeira com suco, leite com chocolate, fórmula, chá...) e os alimentos com sacarose, quando são ingeridos em alta frequência, e não é realizada a higienização bucal, faz com que o pH da boca diminua e ocorra a desmineralização do esmalte dental, provocando assim a doença cárie.
No período da noite, quando a criança dorme com a boca suja de leite da mamadeira, por exemplo, este liquido fica banhando os dentes e o processo da doença cárie se torna ainda mais danoso. Dicas para evitar que a doença cárie aconteça:
1. Limitar o consumo de açúcar.
2. Usar na escova de dentes com o tamanho pequeno e de cerdas macias.
3. Usar pasta de dentes com flúor, desde o primeiro dente na boca, na dose e quantidade correta, seguindo as instruções da Odontopediatra.
4. Passar fio dental diariamente.
5. Se não for possível escovar os dentinhos após a mamada noturna, em um dia ou outro, oferecer ao bebê uma mamadeira com água, para que esta remova, um pouco, o restinho de leite acumulado nos dentinhos. Ou higienizar a boca com uma fraldinha de pano com água filtrada. 6. Agendar uma consulta preventiva com a Odontopediatra Geana Rotili para receber dicas específicas para cada bebê, pois elas variam de acordo com o risco da doença.
Quero ver seu filho CRESCER SORRINDO SAUDÁVEL!
Dentista Geana Rotili Prado! Especialista em atendimento de bebês, crianças e adolescentes.