top of page

Transtornos Alimentares


Nossa cultura transmite a imagem de que ser magro e ter o corpo definido são mais importantes do que a saúde e o bem-estar. Essa ideia tem forte impacto nos adolescentes, cujos conceitos estão ainda em desenvolvimento, sendo por isso susceptíveis a essa forma de propaganda. Isso os torna vulneráveis a vários transtornos alimentares, com prejuízo para a saúde física e mental. Entre esses transtornos estão a anorexia nervosa e a bulimia, mais comuns em meninas do que em meninos.

* Anorexia nervosa

Caracteriza-se por recusa em manter o peso em nível normal; medo de ganhar peso, mesmo com o peso abaixo do ideal; alteração grave da imagem corporal, com

negação da gravidade da doença e, nas meninas, pós-menarca, ausência de ciclo de menstrual ou amenorréia. A anorexia pode ser restritiva, em que a perda de peso ocorre à custa de não comer, ou purgativa, que se deve ao uso de laxantes ou diuréticos ou provocação de vômitos. O adolescente com anorexia chega a ter 15% abaixo do seu peso ideal mesmo sem emagrecer, apenas não ganha o peso necessário para o crescimento. A prática de exercícios físicos pode ser associada a hábitos alimentares para perda de peso. * Bulimia Caracteriza-se por voracidade alimentar por curtos períodos de tempo, com sensação de perda de controle, seguida de comportamento compensatório purgativo ou não purgativo ( exercíciosexcessivos, dietas estritas ou jejum), sendo que essa sequência ocorre pelo menos duas vezes por semana, associada a insatisfação com o corpo e o peso. Além disso, não ocorre durante episódios de anorexia nervosa.

* As principais complicações Osteopenia/osteoporose, atraso no crescimento, distúrbios cardíacos e pulmonares, déficit cognitivo, disfunção gastrointestinal, alterações hormonais na anorexia e de eletrólitos, erosão dentária, infertilidade, hepatite aguda e mortalidade precoce. * Tratamento Engloba acompanhamento interdisciplinar contínuo com nutricionista, psicólogo e médico.

Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo
Pesquise pelos Tags
bottom of page