Diabetes afeta a saúde bucal?
A diabetes pode afetar muitas partes corpo, incluindo dentes e gengivas. Entenda como funciona:
Formação da Placa Bacteriana
A placa bacteriana é uma camada clara e pegajosa de bactérias que se forma nos dentes. Se não for removida, pode levar a infecções, como doenças na gengiva.
Uma pessoa com diabetes tem maior formação e acúmulo de placa bacteriana do que a maioria das pessoas, estando assim, mais propensa a ter problemas bucais.
Gengivite
A gengivite é uma das doenças da gengiva. É causada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro dental nos dentes. Dor, vermelhidão, sangramento e inchaço nas gengivas são os sintomas dessa doença.
É mais difícil para o organismo da pessoa com diabetes controlar a formação da placa bacteriana, logo, essas pessoas com alto nível de açúcar no sangue são 3 ou 4 vezes mais propensas a contrair doenças nas gengivas.
Doença Periodontal
Quando não tratada a gengivite pode se tornar periodontite. Essa é a forma mais grave das doenças da gengiva, pode levar a mobilidade e perda dos dentes.
A saúde bucal também pode afetar a diabetes
Ter uma infecção ou enfermidade na gengiva pode afetar o nível de açúcar no sangue. Por isso se torna vital o cuidado com a saúde bucal!
Dicas de saúde bucal para pessoas com diabetes
Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.
Usar fio dental uma vez ao dia.
Enxaguar a boca com antisséptico bucal antibacteriano (sem álcool) uma vez ao dia.
Marcar com a dentista uma consulta de limpeza a cada 4 meses- ou na frenquência necessária avaliada pela profissional.
Marque uma consulta pelo WhatsApp 67-9967-6589.