top of page

Cuidados com as mamas durante a amamentação.

Quais os cuidados com as mamas durante a amamentação?

Alguns cuidados com as mamas durante a amamentação são necessários para prevenir problemas que podem prejudicar a amamentação e também para torna-la mais prazerosa. Um deles é a limpeza das mamas.

O que fazer para limpar as mamas durante a amamentação?

Não há necessidade de limpar as mamas antes ou após cada mamada. Basta lavar no banho diário, apenas com água corrente. Deve-se evitar o uso de sabonetes, álcool ou outros produtos utilizados para limpeza do corpo, pois esses produtos removem a secreção produzida pelas glândulas de Montgomery, umas “verruguinhas” visíveis na aréola (parte escura da mama em volta do mamilo) e que ficam mis salientes durante a gestação e amamentação. Essa secreção lubrifica e protege o mamilo. O uso exagerado de água, sabonete ou outros produtos químicos leva ao ressecamento e fissuras, facilitando a presença de germes que podem causar infecção.

Que outros cuidados devo ter, além da limpeza das mamas?

  • 1- Manter os mamilos sempre secos. Isso ajuda a prevenir a contaminação por fungos, especialmente pelo fungo do “sapinho” (Monília ou Cândida). Para manter os mamilos secos, a mulher pode secá-los ao ar livre após as mamadas ou sempre que eles estiverem úmidos. Se houver vazamento de leite, o sutiã ou absorvente deve ser trocado por um seco. Não se recomenda o uso de secador de cabelo para secar os mamilos, pois pode ressecá-lo.

  • 2- Usar um sutiã bem firme, com alças largas, para apoiar as mamas – isso dá mais conforto à mulher.

  • 3- Não passar creme/pomada nos mamilos – os cremes podem secar e obstruir os poros por onde o leite sai, sendo capazes, inclusive, de causar mastite. Além disso, algumas mulheres podem ter alergia a algum produto contido nos cremes. A maioria dos cremes/pomadas deve ser retirada antes das mamadas e essa limpeza excessiva pode deixar os mamilos mais susceptíveis a rachaduras. O uso de algum produto nos mamilos deve ser prescrito por profissionais.

  • 4- Cuidar para que a pega seja adequada – uma pega desacertada é a causa mais comum de mamilos machucados. Em uma pega adequada a boca do bebê está bem aberta, os lábios voltados para fora, o queixo toca a mama e se enxerga mais aréola acima do que abaixo da boca do bebê. Havendo dúvidas, consulte um profissional de saúde.

  • 5- Procurar um profissional se os mamilos estiverem machucados. É importante descobrir a causa, que pode ser pega inadequada, freio de língua curto ou outra possibilidade.

  • 6- Procure um profissional se as mamas estiverem muito cheias, causando desconforto e dificultando as mamadas.

Em Destaque

Posts Recentes

Arquivo
Pesquise pelos Tags
bottom of page